É SÓ UMA PICADA

Duas vacinas combatem o temido HPV, vírus sexualmente transmissível responsável por 70% dos cânceres de colo de útero.

O HPV
Sigla  em inglês para papilomavírus humano, é a doença sexualmente transmissível (DST) mais popular do mundo. Pelo menos 70% da população mundial já entrou ou algum dia vai entrar em contato com um dos inúmeros tipos desse vírus. Mas somente 20% dessa  parcela desenvolve a doença. A boa notícia é que desde 2006 existem vacinas para combater as espécies mais horripilantes.

VÍRUS SILENCIOSO
Muitas mulheres podem estar contaminadas por HPV e nunca se dar conta disso. É que ele só se manifesta como doença para algumas pessoas ou quando a nossa imunidade está muito baixa.

TIPOS E SINTOMAS
Existem cerca de 200 tipos de HPV. Alguns são inofensivos e outros causam lesões na pele (braço, boca, ombro, etc). Os de número 6 e 11 provocam verrugas genitais, enquanto os chamado 16,18,31 e 45 não causam sintomas, mas podem evoluir para cânce de colo de útero. Você só descobre se tem ou não o vírus fazendo o exame anual de papanicolau. E, para saber se é de alto ricos (o que causa câncer) ou de baixo ricos (que não causa), é preciso fazer outro exame, o de captura Híbrida.

Vacinas
Vacina Bivalente protege contra o vírus do HPV que podem causar câncer e diminui em 80% as chances de desenvolver a doença. São necessárias três doses e cada aplicação custa, em média, R$ 300,00.
Vacina Quadrivalente previne cotnra a infecção de um número maior de vírus, os que causam câncer e verrugas genitais. Mas sua eficácia é um pouco menor, em torno de 76%. È preciso tomar três injeções num espaço de sis meses e cada dose cuta em média R$ 400,00. Quem optar por tomar esta não precisa tomar a outra (e vice-versa).
Por enquanto só é possível se imunizar contra o HPV em clínicas particulares de vacinação. Postos de saúde e hospitais da rede pública ainda não as disponibilizam.
Especialistas acreditam que a imunidade das vacinas dure o resto, mas os estudos ainda não são conclusivos. Mulheres que tomaram a vacina há oito anos e meio, desde quando ela foi criada, não desenvolveram a doença.
A melhor idade para vacinar-se contra o HPV é antes do início da vida sexual, entre 11 e 12 anos. Isso porque quanto mais jovem o organismo, mais anticorpos ele produz. Mas mulheres que já transaram ou que já tenham  contraído o vírus também podem e devem se imunizar, já que a medicação protege contra mais de um tipo do vírus.

Para quem já foi contaminado, o procedimento não diminui os riscos de transmissão. O melhor é sempre usar camisinha para não passar o HPV adiante e evitar pegar outro dos 200 tipos de vírus. O contato sexual é a forma mais comum de contágio, incluindo preliminares e sexo oral. Basta ter artrito com a mucosa infectada.

 

Micose de praia (pitiríase versicolor)

Sol: Modo de usar

HPV

..

HOME - PRODUTOS - QUEM SOMOS - DICAS DE SAÚDE - INFORMATIVO - FALE CONOSCO - NOSSAS LOJAS - TRABALHE CONOSCO

Todos os Direitos Reservados para Droga Alvim - Desenvolvimento Wplus Soluções Web - www.wplus.com.br